RETIRO DO GRUPO DE ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIAS DE CRISTO
Dia 27/11 de 2022 foi um dia de muita alegria para os integrantes do Grupo de Espiritualidade Missionárias de Cristo (GEMC). Depois de tanto tempo sem encontro por causa da pandemia Covid 19, os 3 grupos de adultos (Goiânia Viva, Pontalina e Vila Alzira) e o Grupo de Jovem GEMC puderam se reunir para refletir e partilhar o tema: “…para guiar nossos passos no caminho da paz … (Lc 1,79)”.
O GEMC de Vila Alzira se responsabilizou pela bonita acolhida na Comunidade Santa Cecília que pertence a Paróquia Divino Pai Eterno em Aparecida de Goiânia. Já estava esperando um bem preparado café da manhã com pão, bolo, leite e frutas para nutrir este tão esperado momento. Alimentados e fortes, todos se reuniram para dar início a temática e partilhar sua caminhada de paz.
O coral entoou o canto “Anunciação” de Alceu Valença para começar a introduzir a importância da escuta interior e dar o ponta pé para a caminhada durante o encontro. Irmã Irmingard Habersetzer conduziu o primeiro momento instigando a reflexão sobre as diversas realidades do mundo a partir da Santíssima Trindade.
Para aprofundar ainda mais essa observação sensível do mundo ao nosso redor, cada um meditou o texto bíblico de Lc 1,26-38, onde o Anjo Gabriel anuncia a Maria que ela conceberá Jesus, o filho de Deus. A partir deste “sim” cada um pode anotar o que mais lhe tocou durante esta oração e pensar um pouco sobre sua própria missão de trazer presente a paz de Jesus Cristo para todos.
Após uma breve pausa, Irmã Barbara Kiener conduziu a oração pessoal a partir do texto de Jo 20,19-23. Jesus chega aos seus discípulos que estavam com medo e lhes diz: “A paz esteja convosco”. Em grupos, cada um partilhou o que experimentou de ambas as orações e pensar como a sua atitude, baseada na caminhada de Jesus, pode trazer a paz.
Nessa partilha de destacou a importância do silenciar-se e escutar a partir do coração para podermos agir como Cristo diante de tanto medo e sofrimento. É importante nos abster dos julgamentos e acolher o irmão do jeito que é.
GRUPO DE JOVENS GEMC
Uma programação especial foi preparada aos jovens pela Ir Gertrud Fokter. Durante a manhã, os jovens foram para a casa das Irmãs que fica perto da Com. Santa Cecília.
Ao chegarem, os meninos e meninas puderam se apresentar com uma dinâmica bem legal com barbantes. No fim, os linhas entre um e outro formaram uma linda rede de ligação entre todos os que estavam presente no círculo.
Lá, puderam abrir os corações e dizer o que mais sentia falta no mundo e como seria o ideal para criar uma cultura de paz. Os jovens puderam colocar para for seus medos, desconfianças e expectativas diante das suas relações com os outros e com o mundo.
As partilhas eram marcadas pelas palavras “amor” e “respeito”, porque para os jovens estas são a base para a construção de um novo mundo onde todos possam viver bem e íntegros.
Para interiorizar a partilha cada um dos jovens foi convidado a trazer para o círculo um objeto que simbolizasse vida e paz. Flores, frutas, sal foram umas das escolhas profundas e sensíveis que cada um trouxe para compartilhar.
E, claro, o memento recreativo não pode faltar. Jovens são repletos de amor e energia. Antes de se reintegrar no grupo dos adultos na hora do almoço, eles puderam se divertir com ping-pong, bola, joguinhos de tabuleiro e conversar entre si para estreitar os laços afim de traçar um bom e duradouro caminho de paz.
A DESPEDIDA
Depois de programarem as datas dos próximos encontros, todos se reuniram novamente para o almoço. Uma surpresa foi preparada para celebrar o aniversário da Ir. Gertrud e também comemorar os 10 anos da fundação do Grupo de Espiritualidade Missionárias de Cristo.
Muitos abraços e lembranças marcaram este momento de celebração da vida. São 10 anos de caminhada de paz que foram construídos ao longo de vários encontros, sorrisos, partilhas e apoio amigo uns com os outros.
De corações mais tranquilos e felizes com o reencontro, começaram então a preparar a celebração que teve a condução da Ir. Theresa para nos alegrar no fim da nossa jornada de reflexão sobre a paz. Por fim, cada um seguiu o rumo para casa com a promessa de assumir suas responsabilidades para construir um mundo de paz e com a certeza de haver um novo reencontro.