RETIRO DE JOVENS REFLETE O SIGNIFICADO PROFUNDO DO PAI NOSSO

Nos dias 08 e 09 de outubro de 2022, o grupo de jovens da Comunidade Jesus de Nazaré de Goiânia Viva, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, se reuniram em cerca de 20 meninos e meninas para descansar e refletir a vida. O tema “Pai Nosso – Âncora em nossas vidas” foi conduzido pela Irmã Gertrud e pelo integrante Danrley Motta que trouxeram dinâmicas e momentos de aprofundamento para estes dias.

A princípio, para quebrar o gelo, o grupo teve que desafiar os sentidos e se apresentar para os demais colegas em círculo. Em uma dinâmica de entrosamento bem divertida cada um pode falar, conhecer uns aos outros e estreitar os laços no retiro.

Entre cantos e orações, a primeira pergunta foi “o que vim buscar nesse retiro?”. Foram diversas as respostas, mas, no geral, todos vieram para tranquilizar o coração, se encontrar consigo mesmo e com Deus. A natureza com certeza ajudou bastante nesse processo, mas estar juntos também nos proporcionou sentir o Espírito Santo agindo para um ambiente de paz e sossego no fim de semana.

Após a oração inicial, alguns poemas foram entregues para grupos de 3 pessoas afim de refletirem o seu significado e partilharem na roda o que entenderam de cada trecho. As reflexões foram bem profundas e tocaram os corações de forma bem pessoal.

Na 2ª parte desta manhã houve um momento de leitura e de introdução com a oração do Pai Nosso, mas de uma maneira diferente. Era uma forma de Pai Nosso dialogado, onde Deus entra na oração mostrando que ele realmente está presente e gostaria muito um diálogo sincero, de coração para coração.

Em seguida foram apresentadas muitas qualidades de um “pai e uma mãe ideal”. Meditando estas qualidades, os jovens escolheram 5 delas para partilhar com os outros. E na conversa os jovens chegaram na conclusão, que o amor sustenta cada uma das qualidades que um pai e uma mãe precisam ter.

O almoço foi sustento e força para seguir adiante com a programação. Com o salmo “Eu sou criado por Deus e sou muito amado (SL 138), os participantes deixaram se tocar pessoalmente por esse salmo e meditaram individualmente o que mais tocou. Assim se estabeleceu um diálogo amoroso e acolhedor com Deus.

Para melhor digerir e deixar fluir esta conversa pessoal de oração todos criaram sua própria mandala. Desenhar, enfeitar e olhar com carinho os passos da vida, para onde nos levaram, o que nos monstra sobre nós mesmos, onde vimos a presença de Deus ajudam a clarear melhor a mente e o coração.

Na partilha, até os jovens mesmos ficaram surpreendidos com a beleza das mandalas que foram criadas a partir da oração pessoal.

 

Após muita oração e reflexão, foi hora de “tempo livre”!! Com as energias renovadas, os jovens foram aproveitar o espaço bonito. Alguns foram jogar bola, outros aproveitaram a piscina, conversaram entre si e colocaram os assuntos em dia. Nos dias de hoje, os desafios para a juventude são muitos e poder parar e viver calmamente entre amigos é uma verdadeira dádiva de Deus.

Já a noite, Danrley conduziu uma meditação ao redor de uma pequena fonte, envolta ao silêncio, com a pergunta:

Que venha o teu Reino de Amor!!

Onde estou longe da fonte?

Onde eu sinto que preciso mudar algo na minha vida?

Foi um momento rico e cheio de significado. Para expressar o que sentiram, cada um acendeu uma vela e levou ao centro. Cada luz acesa foi um pedido lançado para Jesus. E, com o coração quentinho, após a meditação, um amigo secreto improvisado trouxe uma grande surpresa.

Um dos jovens resolveu aproveitar o momento para um pedido de namoro. E assim, a noite foi longa e com muitas comemorações e cantorias. As cozinheiras já descansavam e aos poucos, todos foram dormir nas barracas para se preparar para o outro dia.

A DESPEDIDA

Uma pequena procissão foi preparada para caminhar embalada pela 2ª parte da oração “Pai nosso”. Três estações (“O pão nosso…”, “Perdoai as nossas ofensas…” e “Não nos deixeis cair em tentação…”) estavam no caminho onde os jovens percorreram e contemplaram o que cada trecho queria dizer para si e para o outro.

Como forma de expressar o que sentiram 3 grupos foram formados e de forma livre teriam que trazer para a roda uma pequena apresentação. Foram bem intensas as reflexões, tivemos teatro, comunhão do pão e uma oração bonita sobre o tema.

Por fim, finalizamos o dia com toda essa riqueza. A tarde, o tempo foi livre para brincar e aproveitar as últimas horas bem pertinho da natureza. A expectativa é que venha mais um lindo retiro ano que vem!