JOVENS PEREGRINOS DA ESPERANÇA

No dia 02 de fevereiro de 2025, aconteceu o primeiro encontro dos 6 jovens na casa das Irmãs Missionárias de Cristo, na Vila Alzira – Aparecida de Goiânia. Eles se reuniram com o objetivo de se preparar para a peregrinação a Roma, onde participarão do Encontro Internacional de Jovens, que ocorrerá de 28 de julho a 03 de agosto deste ano, com o tema “Peregrinos da Esperança”.

O grupo já está se organizando para arrecadar fundos para a viagem. Recentemente, foi rifada uma cesta de chocolates da Alemanha, e novas ações estão sendo planejadas. Todos os integrantes estão muito animados para vivenciar novas realidades, conhecer novas pessoas e participar desta romaria para Roma.

Neste fim de semana de encontro, iniciou-se uma reflexão sobre o significado de “colocar-se a caminho” e ser um “mensageiro de esperança”. Cada jovem, a partir de sua própria realidade, trouxe contribuições valiosas que expressam um pouco do ambiente em que vive, seja no contexto de amizade, família ou Igreja.

Maria Ritha Ferreira da Paixão, uma das participantes desta romaria, conta do encontro:

“Após ampliar o olhar sobre nossa realidade e refletir sobre como estamos sendo símbolo de esperança nesses espaços, partimos para a concretização dessas ideias por escrito. Assim, registramos em cartazes três aspectos representativos da juventude: as dificuldades, as alegrias e conquistas, os sonhos e esperanças. Infelizmente, as dificuldades foram muitas, mas esse momento foi essencial para compreendermos o que carregamos simbolicamente em nossa caminhada.

Os cartazes foram guardados com carinho para que possamos sempre lembrar dos pontos discutidos. Para melhor assimilarmos essas reflexões, fizemos um momento individual para responder algumas perguntas preparadas pela Irmã Gertrud Fokter, finalizando com uma rica partilha entre nós.

Por fim, todos nós reunimos na sala para planejar novas estratégias para a arrecadação de fundos.

Como saco vazio não para em pé, a Irmã Ana Soares preparou um delicioso almoço com comidas típicas da região goiana. Esse momento à mesa foi fundamental para estreitar laços e fortalecer conexões. Comer juntos e partilhar a vida são experiências sagradas e únicas e é assim que iniciamos nossa viagem deste já com coração batendo forte”.