No dia 17 de agosto de 2017, Ir. Rachel Mpembe Ngele veio para o Brasil para vivenciar uma nova cultura, aprender novos costumes e se entregar na missão como Missionária de Cristo. Vinda da República Democrática do Congo trouxe também experiências para somar na vida de muitas pessoas que tiveram o prazer de conviver neste rico tempo no Brasil.
Hoje, com 31 anos, Ir Rachel se despede de nós para retornar ao seu país de origem e partilhar com seus conterrâneos os aprendizados daqui. É com muita alegria e saudades que vamos nos lembrar de sua presença íntegra e do seu sorriso cativante em nosso meio.
HISTÓRIA DA TRAJETÓRIA DA IRMÃ RACHEL NO BRASIL
O Estado do Espírito do Santo foi o primeiro lugar onde Rachel pisou em território brasileiro. Recebida por Irmã Bárbara, Thereza e Kátia começou a conhecer a nossa Comunidade. Para se integrar melhor nos grupos e se comunicar com as pessoas começou o curso no CENFI (Centro de Formação Intercultural) em Brasília. Lá ela conviveu com 26 missionárias (os) de todos os continentes que também estavam estudando a língua portuguesa.
Depois de iniciar os primeiros passos na língua, voltou para o meio do povo brasileiro e se inseriu na vida e missão das Irmãs Missionárias de Cristo em Flexal/Cariacica-ES e em Vila Velha-ES. Neste período ela somou muitas experiências nas Comunidades Eclesiais de Base, nas Paróquias, participou no Projeto social Dom Mauro, e no Projeto de Múscia das Irmãs MC em Flexal.
Junto com a Conferência da Vida Religiosa de Vitória se lançou na itinerância das Missões populares e no Serviço de Animação Vocacional, na Catequese e na Liturgia. No final de 2018, ela se mudou do Espírito Santo para Vila Alzira, Aparecida de Goiânia-GO.
Em 2019, Ir. Rachel se preparou junto com outras Missionárias de Cristo da Alemanha e da África do Sul para sua Consagração de Vida – sua profissão religiosa para sempre. Consciente do seu chamado como Missionária de Cristo ela quis responder a Deus entregando toda a sua vida a Jesus Cristo e ao serviço do Reino de Deus. Este compromisso aconteceu em 19/08 no meio da sua Comunidade de Irmãs Missionárias de Cristo em Kinshasa na RDC.
Em seguida, no dia 28 de agosto de 2019, Ir. Rachel voltou ao Brasil numa segunda fase de sua missão. Ela colaborou com as Irmãs Missionárias de Cristo no Centro Missionário de Juventudes Ir. Luise e na Paróquia Divino Pai Eterno.
Neste tempo ela foi ao encontro das juventudes, acolhendo o seu grito, testemunhando a fé em Jesus Cristo, descobrindo os sinais da vida e da presença de Deus no meio dos jovens. Sua atitude de escuta atenta e sua simplicidade promoveu muito esses encontros.
Além disso, ela se inseriu na Comunidade Santa Cecília da Paróquia Divino Pai Eterno, Aparecida de Goiânia e caminhou junto com o povo da Igreja nos Grupo de Novena, Grupo de Jovens, Catequese da Crisma e na equipe do Canto litúrgico. Ela se tornou um membro ativo dessa comunidade de fé e vibrava como anunciadora da Boa Nova de Jesus junto com o povo.
Em março de 2020, Ir. Rachel sentiu o chamado para fazer uma formação profissional para sua missão. A Comunidade das Irmãs MC proporcionou ela se inscrever no curso Técnico de Enfermagem no Colégio Osvaldo Cruz em Goiânia. Depois de duas semanas veio a pandemia da Covid-19 e o curso continuou online.
Devido as regras de isolamento e distanciamento muitos dos planos de missão com as juventudes foram impedidos. Ir. Rachel se dedicou com coragem e entusiasmo ao curso de Técnico de Enfermagem. Sua sede por conhecimento lhe proporcionou a formatura em junho de 2021 em Técnico de enfermagem. Nós alegramo-nos juntos com esta grande conquista.
Este estudo proporcionou à Ir. Rachel aperfeiçoar ainda mais a língua portuguesa, conhecer o Sistema Único de Saúde através dos muitos estágios nos hospitais. Ela percebeu o sofrimento dos doentes e o quanto ela podia ser presença viva do Cristo através do seu cuidado no trabalho na saúde.
Durante o mês de julho e agosto, Ir. Rachel sentiu o chamado de recordar toda a sua caminhada feita como Missionária de Cristo na Região Brasil e sentiu uma grande gratidão e um profundo amor a Deus e as pessoas que fazem parte da sua história agora. Num mundo global é muito importante fazer experiências concretas e viver a fraternidade com pessoas de diferentes línguas e culturas. O intercâmbio entre as culturas é um importante caminho para construir a paz em tempos de pandemia, em tempos de tanta divisão e injustiças.
ALEGRIA DE SER MISSIONÁRIA
A Comunidade das Irmãs Missionárias de Cristo se alegra imensamente pela presença e vida em missão da Ir. Rachel conosco no Brasil. Somos todas Irmãs, somos todas Missionárias de Cristo e pertencemos a uma só Comunidade internacional que tem como carisma: “Ser luz, tornar Jesus Cristo presente no mundo”.
Por causa do amor a Jesus Cristo e a serviço dos pobres consagramos a nossa vida. Deixamos tudo, a nossa família, a pátria, a nossa língua e o nosso povo para sermos pontes entre os mundos e ajudar a construir a fraternidade do Povo de Deus que é composto de todas as nações, línguas e culturas.
Com a presença da Ir. Rachel sentimos que é novo Pentecostes, vida nova em comunidade, vida nova como Igreja. É o Espírito de Deus que nos anima a partir da diversidade de dons e pessoas e nos conduz à uma grande liberdade em Cristo.
Para Ir. Rachel ser Missionária significa:
“- Testemunhar o amor de Cristo no meio do povo;
– Tstar disposta para responder às necessidades do outro que precisa de mim;
– Ir além fronteiras
– Levar a alegria de viver como irmãos e irmãs na diversidade e na fraternidade.”
Muito obrigada por tudo, vai com Deus! Você deixa muita saudade.