DEPOIS DE 5 ANOS, IR. KÁTIA CILENE SE FORMA EM BIOENERGÉTICA

Ir. Kátia entrou na comunidade das Irmãs Missionárias de Cristo em 1999.  Sua cidade natal é Fronteira dos Vales, no Vale Jequitinhonha, interior de Minas Gerais. Até 2005 ela dedicou-se a formação religiosa e ao trabalho pastoral em Goiânia. Em 2009 mudou-se para o estado do Espírito Santo   onde formou-se em Fisioterapia. Em 2014 iniciou a especialização em Análise Bioenergética.

Após cinco anos de estudo, trabalho e aprofundamento no seu próprio processo terapêutico, concluiu o curso em 14 de novembro de 2018 celebrando com alegria e gratidão sua formatura.

Ir. Kátia desenvolve seu trabalho de Fisioterapia, Pilates e Análise Bioenergética na paróquia Santa Teresinha em Vila Velha – ES. Sua paixão pelo trabalho corporal começou desde que se formou em fisioterapia, mas este ganhou mais sentido com a abordagem da terapia bioenergética. “Essa é minha missão: ajudar as pessoas a aliviar suas dores e crescer na compreensão da consciência de quem são e encontrar um sentido mais profundo para a vida. Isso faz todo sentido e me sinto realizada” diz Ir. Kátia.

O QUE É A BIOENERGÉTICA?

Para a Análise Bioenergética mente e corpo estão intimamente ligados, por isso, sua ênfase está na busca do equilíbrio corpo e mente. Trabalha diretamente no desbloqueio das tensões musculares que se manifestam no corpo decorrente de processos emocionais.  Seu enfoque é o crescimento do indivíduo em todas as dimensões. Assim, o objetivo da bioenergética é ajudar o indivíduo a descobrir seu potencial, o prazer e a alegria de viver.

A terapia bioenergética é ampla e requer envolvimento e compromisso das pessoas que desejam crescer e amadurecer em todas as dimensões da vida. Mas isso não é simples, pois nem sempre na nossa cultura nos damos conta da cisão que existe entre o que fazemos e o nosso corpo.

DEPOIMENTO

Na Bioenergética encontrei meu próprio caminho. Um caminho de descobertas através da história escrita em meu corpo e de todas as experiências que vivenciamos ao longo destes 5 anos. Posso dizer que minha vida se divide em antes e depois de conhecer, estudar e aprofundar a Análise Bioenergética. Compreendi minha dor e tristeza que aos poucos foi dando lugar a alegria e o prazer.

Sentindo o corpo vibrar e excitar no prazer e se curvar e entregar-se quando era possível dizer não aguento mais! Encontrei o sentido de honrar o próprio corpo. Encontrei amigos e professores, verdadeiros mestres do sagrado que há em cada um de nós e que se manifesta lindamente em nossos corpos, rígidos, curvados, colapsados, alegres, vibrantes, congelados ou em perfeita harmonia. Descobri que vale a pena viver.  E que a vida é muito preciosa para perder um segundo. Encontrei a gratidão e o amor que podia emergir após mergulhar profundamente no processo terapêutico e nas aulas. Por tudo isso sou muito grata. E agradeço a todos que fizeram parte desta história.

Isso significa uma vida mais consciente, e menos alienada da realidade do mundo em que vivemos. E mais enraizada numa espiritualidade na qual mente e corpo estão conectados. Assim, escreve Lowen, em seu livro Espiritualidade do corpo: “a alegria é o estado primordial da existência humana. Através do trabalho corporal de conscientização e revitalização, os movimentos reprimidos são liberados. A alegria emerge então como essência do nosso verdadeiro ser, gerando um elevado grau de espiritualidade e capacidade de lidar com o cotidiano”.

 

DICAS DE EXERCÍCIOS!

Segue um exercício para uma breve experiência desta conexão mente e corpo.

Sentado na cadeira com os pés bem firme no chão, coluna ereta, mas não rígida, as pernas ligeiramente afastadas e as mãos repousando sobre as pernas/coxas inspirar profundamente sentindo a barriga estender para frente. Expire soltando o ar de vagar enquanto a barriga volta para dentro. Observa se sente uma sensação que passa no corpo como uma onda que vai e vem.  Repete algumas vezes, não se preocupe com o fazer, apenas em sentir e acolha a sensação da referida onda passando por todo corpo. Após este exercício certamente sentira mais vivo e vibrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *