No dia 05 de junho terminou o curso “meditar com a depressão”. Durante três meses encontraram-se 23 participantes uma vez por semana para praticar a meditação, sob orientação de Ir. Rita Kallabis mc.
“Foi uma jornada muito intensiva”, conta Ir. Rita. “Quando sofremos desses estados mentais vemos que eles afetam as quatro grandes esferas da experiência humana: o físico, o emocional, o intelectual e o espiritual. São estados mentais não desejados que podem provocar intenso sofrimento emocional. Já há biblioteca de pesquisa que a meditação ajuda.
O desafio é aprender a meditar estando nestas condições em grande parte criadas por nossa mente. São pessoas corajosas que se colocam neste caminho que é ao mesmo tempo uma caminhada espiritual quanto uma caminhada de autoconhecimento. O específico deste curso está na ênfase dada a perceber os sentimentos e os pensamentos que surgem durante a meditação. “Tendemos tomar nossos pensamentos como realidade, nossos sentimentos como realidade. Eles são reais, mas não a realidade. A realidade é muito mais ampla – e nunca absoluta.
Na meditação acolhemos o que existe em nós, o que sentimos e pensamos, sem julgar. Percebemos sem nos fixar naquilo que percebemos. Assim, não precisamos temer nada, nem rejeitar nada. Nossas fantasias, nossos medos, nossas pressões, tudo já está ai. Criamos um espaço livre – na respiração, no mantra – onde mais facetas da realidade podem se mostrar e onde a nossa mente pode se acalmar em segurança. A medida que aprendemos habilidades novas para cultivar uma maneira diferente de usar nossa mente recobramos o controle da nossa atenção e a liberdade de escolher como reagir, como viver.
Um ponto importante é o ponto de partida: somos filhos amados e filhas amados de Deus, criados, criadas à sua imagem e semelhança. Portanto, nosso verdadeiro eu é bom, capaz de amar, criativo para lidar com os desafios da vida, capacitado a viver em plenitude. Esta fé é nossa âncora para passar pela escuridão e pelas turbulências. Não estamos só, mesmo que nos sintamos assim. Somos capazes, mesmo que nos sintamos no limite ou em frangalhos. A meditação, enraizada numa boa espiritualidade, é um caminho de integração pessoal. “Deus cura, Deus salva” é a tradução do nome “Jesus”.
PRÓXIMOS CURSOS
O próximo curso específico de meditação para pessoas que sofrem de ansiedade, estresse crônico ou depressão vai começar no dia 04 de setembro de 2018, no Centro Loyola de Fé e Cultura, Goiânia. Inscrições podem ser feitas por este link
- https://googl/forms/5Noct838zBjx0at12