No dia 21/10, às 14h, o Grupo de Jovens Eis-me Aqui preparou-se para mais um dia de lazer junto com campeonato no Centro Pastoral da Comunidade Jesus de Nazaré – Goiânia Viva. Foram cerca de 40 jovens pronto para se divertir, conhecer novos amigos e brincar durante o encontro.
Aos poucos, os meninos e meninas chegaram e foram interagindo entre si, quebrando o gelo e formando os seus grupinhos de amizade. A maior riqueza deste dia de muita alegria foi ver jovens de 12 até a idade adulta se relacionando, brincando e trocando experiências de vida.
Antes de dar início a programação, Danrley, um dos integrantes mais antigos do grupo e Ir. Gertrud prepararam uma abertura bem interessante para que todos pudessem se sentir, se olhar e criar um vínculo de confiança.
Em círculo, os jovens tiveram que equilibrar com os amigos da direita e da esquerda uma caneta com a ponta dos dedos, fazendo movimentos para ambos os lados e para frente e atrás. Não foi tão fácil como parecia e muitas canetas caíram. Mas com o tempo todos conseguiram e se alegraram de estar conectado um com o outro.
Enquanto isso, Luan, outro valioso integrante se dedicou aos preparos da comida que alimentariam o corpo e alma de tantos jovens enérgicos e famintos durando o campeonato.
Como nem todos os jovens gostam de jogar futsal o vôlei, foram oferecidas outras atividades. A oficina de máscara atraiu muitos curiosos que chegaram prontos para participar dessa nova experiência.
Tocar os rostos dos amigos, modelar com gesso e água foram sensações novas aos integrantes. Mas, com muita coragem, aprenderam e passaram adiante os novos aprendizados. Máscaras lindas saíram deste momento, onde os jovens puderam depois pintar e se expressar cada um do seu próprio jeitinho.
Para completar, também pudemos partilhar de conhecimentos de origami com o oficineiro Gabriel. Os meninos mais novos sentiram um pouco de dificuldade, mas nada que não fosse atenciosamente superado. Cada um que participou saiu com o seu belíssimo tsuru (tipo de origami tradicional da cultura japonesa), se gabando da conquista.
Gabriel pode perceber nesse processo que nem sempre ensinar é tão fácil, mas que com a dedicação e empenho de cada um, algo que parecia impossível, se torna real para todos nós.
Tudo isso aconteceu simultaneamente ao campeonato de futebol que estava com os ânimos em alta. Enquanto acontecia o revezamento dos times, outros podiam se deliciar com sorvete e assistir as rodas conduzidas pelo nosso técnico e organizador Jean Moreira.
Para finalizar o dia e a comemorações dos vencedores, foi servido para todos e todas cachorro quente, suco e refrigerante. O dia quente e corrido com certeza trouxe muita alegria aos jovens que saíram de casa afim de se refrescar e compartilhar a vida com outros colegas. E ficamos na expectativa de que ano que vem tenha mais dias como este!