“Eu, o outro e nosso lugar no mundo” foi o tema do 5º Acampamento Jovem da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Taquaral, que aconteceu de 20 a 22 de abril no CEMADIPE (Centro de Educativo Divino Pai Eterno) dos Irmãos Maristas, Madre Germana I – Aparecida de Goiânia.
Nesse ano, estiveram presentes 45 jovens. A catequista Romilda Mendes, coordenadora do acampamento, junto a Ir. Gertrud Fokter, conta a emocionante experiência de estar com os meninos (as) da comunidade. “A temática vivenciada pelos jovens esse ano partiu de interesses apontados pelos próprios jovens – “Eu, o Outro e o Nosso Lugar no Mundo” e foi trabalhado por meio de reflexões bíblicas (Profeta Isaias), momentos de interiorização individual, dinâmicas e momentos de lazer.”
BREVE RELATO DO ACAMPAMENTO
Nos momentos de partilha em grupos e mesa de refeições nos deparamos com condições e percursos de vida bastante diferenciados, alguns com família estruturada, com planos para o futuro e outros em condições de total desestruturação familiar, sem perspectivas de pensar em um futuro… Essa realidade nos desafia a pensar novos projetos, como cuidar dos jovens que não conseguem refletir sobre a sua atuação frente às injustiças do mundo, se esse mundo não cuida de suas feridas?
Avaliamos positivamente a integração constituída entre os jovens a partir das propostas desenvolvidas, e oportunizada também pelos momentos orantes, à noite de sábado ao redor da fogueira ou nas brincadeiras diversas nos tempos livres.
O parecer dos jovens foi de total positividade do acampamento, um chegou a verbalizar “Foi o melhor de todos!” – Muitos pontuaram que deveriam ser mais dias. Para nós, fica o questionamento “E agora, como avançar? – Como oportunizar a essa juventude o reconhecimento de seu valor precioso para Deus? – Como despertar neles a importância de construção de relações respeitosas e de compromisso uns com os outros? – Como sensibilizá-los para atuar neste mundo de injustiças, reconhecendo o belo e o seu papel?”
TESTEMUNHO JOVEM
Lucas Rodrigues, um dos jovens participantes, escreveu este lindo poema durante o acampamento:
Senhor, Deus de amor!
Diante de ti me liberto,
Expondo suavemente meu clamor,
Cheio de paz, autoconsciência me acoberto.
Sei que a melancolia aprofunda o ser
Mas não deixe de mim padecer
O amor que renasce
Do sentido do tão bem querer
Sou assim, completo por ti
Recobres em mim
As graças que lhe pedi:
Que a raiva não me torne escuro
E que a impaciência em mim
Não transforme a paz em um muro.
Sou assim, imperfeito enfim
De coração contrito pedi
A luz que do céu não tem fim.
Senhor, que a ciência me conduza
Para a beleza da criação
De mim, tua graça me reduza
A um só humilde coração.