Finalmente podemos dizer que o momento mais esperado, em dois anos, chegou! Do dia 27 a 29 de maio, os jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Solange Park – Goiânia, puderam se juntar para celebrar a vida e refletir sobre o tema “Shalom – Juntos no caminho da Paz: Fala com sabedoria, ensina com amor”.
É sempre uma alegria chegar no acampamento e não foi diferente na sexta-feira, 27, já no início da noite. Cada jovem tratou logo de montar sua barraca, escolher o melhor lugar para se alojar e depois partir para a deliciosa janta preparada com muito carinho pela Ilda e Romilda.
O primeiro passo na programação foi quebrar o gelo, se apresentar e descobrir, enfim, qual era o tema do acampamento. Para isso, o Danrley, um dos coordenadores do grupo de jovens, preparou uma dinâmica bem especial de aproximação entre os integrantes. Foi um momento oportuno de muitos abraços, estreitamento de laços e descobertas das nossas qualidades mais ricas.
Ao tratar o tema “Shalom”, nossa querida Irmã Gertrud esclareceu a todos o verdadeiro e profundo significado desta palavra. A palavra hebraica “Shalom” é muito mais do que desejar a “paz”, pois ela abrange toda a vida da pessoa humana, deseja uma vida plena em todos os sentidos.
O caminho de paz percorrido durante o acampamento começou com reflexões vindas a partir de si mesmo, das pessoas ao nosso redor e para com o mundo. Velas foram acesas no segundo dia com o objetivo de desejarmos uns aos outros a paz por meio de palavras positivas e demonstrações de afeto.
Para levar a uma reflexão sobre vida em comunhão e solidariedade, uma dinâmica de corrida no jornal (sem rasgar o papel) foi proposta e a vencedora ganhou um saquinho de bombom e distribuiu entre os amigos. Ficou claro, que muitas vezes esquecemos de cuidar do que está ao nosso lado. Na segunda parte da manhã, o grupo refletiu sobre os próprios sentimentos mais fortes e como lidar bem com eles.
A surpresa da tarde foi muito desafiadora. Além de ser um momento meditativo, os jovens tiveram que construir uma mandala com velas, água, galhos, folhas, flores e glitter. Após o processo de construção, cada um pode relatar a própria experiência e partilhar a caminhada pessoal.
Claro, depois de muita reflexão é preciso viver momentos de distração. À noite, a festa fantasia animou a juventude e teve até peça de teatro improvisado e desfile da melhor fantasia da noite.
Mais tarde, para fechar o dia com chave de outro, houve fogueira, caldo, música ao vivo e histórias. Ficaram ali até o fogo apagar e cada um voltar para suas barracas para o tão sonhado e merecido descanso.
O último dia pela manhã foi hora de abranger ainda mais a paz. Foram feitas dinâmicas em grupo para pensar como é possível sonhar e concretizar a paz no mundo inteiro. Em uma calorosa discussão trouxemos à tona realidades egoístas que maltratam o povo e sua dignidade.
Mas, com muita fé e esperança, lançamos também o desafio a cada jovem como levar a paz para todos ao seu redor como uma forma de, nas pequenas coisas, transmitir a paz para todo o mundo! Finalizamos, por fim, o acampamento com uma bonita Celebração Eucarística para dar graças por tudo o que foi vivido nesse acampamento e para reafirmarmos o nosso caminho e o nosso papel rumo a um futuro para todos.