RETIRO DO GEMC EM PONTALINA – GOIÁS 2024

 

No dia 10/11, os núcleos do Grupo de Espiritualidade Missionárias de Cristo reuniram-se em Pontalina – Goiás para celebrar a vida e refletir sobre o tema “Esperançar e Agir com a Criação”. Os núcleos de Goiânia Viva e Vila Alzira foram calorosamente recepcionados com músicas e um café da manhã acolhedor no Centro Pastoral.

Após momentos de reencontro e troca de palavras afetuosas, Irmã Bárbara introduziu o tema, inspirado pelo Papa Francisco para o “Tempo da Criação 2024” e conectado ao Jubileu de 2025 e à Campanha da Fraternidade, que destacará a “Ecologia Integral”. Durante a oração inicial, rosas foram distribuídas simbolizando a beleza e o cuidado com a criação.

O grupo formou sete equipes para meditar textos bíblicos, incluindo Gênesis, Salmos e a Carta aos Romanos, e aprofundar o entendimento de que toda a criação é um presente divino. Em silêncio, os participantes rezaram os textos bíblicos e se conectaram com a natureza e com Deus, percebendo o quanto estamos interligados.

Depois da meditação, o chamado era para partilhar: “O que nos dá esperança?”. Os sete grupos de partilha da Palavra escolheram uma pessoa para falar as impressões de todos os companheiros. Muitos associaram a esperança à importância da família, as relações com Deus, às vivências pessoais e comunitárias e a ligação com o universo.

À tarde, uma dinâmica com barbantes reforçou a ideia de interconexão. Em seguida, refletiram sobre ações concretas para cuidar melhor da criação, mostrando que o amor se manifesta no cuidado com tudo o que nos cerca.

O retiro encerrou-se com a Celebração Eucarística na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia, fortalecendo o compromisso de agir em prol do bem da criação. Todos voltaram para casa repletos de gratidão, esperança e renovada.