Ir. Theresa Weiss e Ir. Petra Pfaller embarcaram ruma a São Miguel no Tocantins para relembrar momentos marcantes de uma história que faz parte da Comunidade das Irmãs Missionárias de Cristo. A convite do Pe. Paulo Rogério elas receberam a oportunidade de ir pessoalmente celebrar a elevação da Paróquia São Miguel Arcanjo, uma grande conquista para o povo da região.
Em 1987 até 1996, as Irmãs Missionárias Elisabeth Haslberger, Hildegard Weissmüller, Monika Ottermann, Theresa Weiss e Petra Pfaller viveram nas comunidades do Bico do Papagaio e dividiram a vida com a população quando a Igreja era apenas uma área pastoral. Hoje, 25 anos depois, as Irmãs puderam mais uma vez estar juntas e participar da festa mais esperada da Igreja de São Miguel.
“Fiquei muito feliz que eu tinha esta possiblidade de voltar para estas terras e este povo querido que me marcaram profundamente” disse Ir. Theresa. “Cheguei no dia 20 de setembro de 1987 em São Miguel do Tocantins, justamente no primeiro dia da novena. Nos dias seguintes tive a graça de reencontrar muitas pessoas das diversas comunidades eclesiais de base” completou.
Durante estes dias em preparação da festa, as Irmãs Petra e Theresa aproveitaram para fazer visitas as famílias em São Miguel e em outros lugares como Sete Barracas, Bela Vista e Calixtas. Foram muitas memórias recordadas dos “tempos antigos” e também muitas partilhas dos tempos atuais.
Ir. Petra se emocionou bastante com o retorno e dividiu conosco seus sentimentos. “Embora passei pouco tempo nesta comunidade quase 30 anos atrás, esta experiência me marcou profundamente e foi um divisor de águas na minha vida missionária” conta.
Depois de muitas andanças chegou o dia 29 com muita festa. Os preparativos para a missa campal se iniciaram e houve até uma carreata seguida de uma linda apresentação de um documentário sobre a história da comunidade. História essa que envolve padres, famílias e também as Irmãs Missionárias de Cristo.
Muitas pessoas da comunidade foram prestigiar este momento. A missa campal foi presidida pelo Dom Giovane Pereira de Melo, Bispo de Tocantinópolis, juntamente com padres da região. “A praça lotada pelo povo de Deus foi uma verdadeira festa e me senti privilegiada em participar deste momento” reforçou Ir. Petra sobre esse dia.
Ainda durante a celebração, Ir. Theresa deu algumas palavras de agradecimento para o povo presente e entregou simbolicamente a chave da mais nova Paróquia São Miguel Arcanjo. “Muito obrigada por tudo que convivemos juntos e caminhamos juntos. Parabéns para essa comunidade que agora conseguiu fazer mais um passo na história dessa região”.
Como lembrança, as Irmãs distribuíram para o povo uma fita colorida convidando a todos e todas a serem luz no mundo e nunca esquecer dos laços de amizade e convivência feitas entre as Irmãs Missionárias de Cristo e os moradores daquele local.