Assim, como esperado, o Grupo de Jovens “Eis-me Aqui” da Comunidade Jesus de Nazaré – Goiânia Viva – teve o momento mais desejado do ano, o Retiro para Jovens com o tema “Eu quero ser feliz, mas que caminho tomar? – A minha vocação”. Durante os dias 28 e 29 de setembro, os meninos e meninas da comunidade aproveitaram para rezar e refletir os próprios caminhos e, claro, passar um tempinho perto de amigos para brincar e celebrar a vida.
A recepção foi a hora mais importante de estabelecer as conexões entre o grupo. Com um barbante cada participante deveria se apresentar e passar para frente ao próximo o rolo, essa pessoa se tornaria uma pedra preciosa a quem, durante o retiro, o jovem dedicaria suas orações. Uma bela teia de comunicação se formou no final!
Para chamar um pouco a reflexão, foram selecionados 3 jovens para se colocarem ao centro da roda e ouvir algumas frases que jovens costumam escutar muitas vezes e os levam a desanimar durante a jornada da vida. Com essas frases, todos falaram um pouquinho sobre as dificuldades e cobranças que encontram no caminho.
Ainda nessa reflexão, os integrantes tiveram a oportunidade de se silenciar e mergulhar mais profundamente no mistério da própria vida para descobrir a preciosidade da presença de Deus na própria história. Esse foi um momento pessoal de oração junto a Deus e a natureza.
A noite guardou não só escuridão, mas um momento calmo de tranquilidade e luz. Com a vela acesa, cada um escreveu e entregou cartas de encorajamento para o amigo que dedicou o dia de oração. Muitos se emocionaram e sorriram durante o momento. Cada carta e abraço era uma luz se acendendo nos corações dos jovens.
O dia seguinte seguiu com leveza e claridade e para amarrar todo o momento de oração, todos escreveram seus objetivos pessoais em pequenos corações de papel que se tornariam uma grande e colorida flor cheia de importantes decisões que guiariam seus caminhos dali para frente.
Só sorrisos e brincadeiras preencheram a despedida da belíssima chácara do retiro, e o gostinho de quero-mais já estava plantado para, quem sabe, o próximo ano!