Neste mês de outubro, mês missionário, Ir. Kátia Cilene Andrade dos Santos participou em missões populares na terra sua terra natal, em Fronteira dos Vales-MG. Pe. João Batista, pároco, juntamente com os leigos andaram por várias comunidades da zona rural visitando os moradores de Fronteira dos Vales. Nas visitas conversaram com as famílias, rezaram e refletiam a partir da oração e o cartaz do mês missionário extraordinário, declarado este ano pelo Papa Francisco.
Todos se alegraram com este encontro fraterno entre irmãos e irmãs chamados (as) a assumir sua missão. É o impulso que o Papa nos dá, sair ao encontro do irmão. Especialmente dos mais pobres.
A realidade destas comunidades é marcada pela luta reivindicando escolas ou mesmo uma estrada e transportes que favoreçam as famílias a permanecer no campo, enquanto as crianças, adolescentes e jovens dediquem suas vidas aos estudos, tendo um período da vida de grande conhecimento e dignidade.
Mas, a verdade é que a grande maioria desses jovens precisam parar de estudar pelas dificuldades encontradas ou vão embora tentar a vida nas grandes cidades. Graças a Deus, as marcas não são das grandes necessidades encontradas, mas também pela cultura alegre e enraizada das comunidades quilombolas que partilham suas danças, cantigas, comidas típicas e muita fé. Uma experiência de enraizamento cultural que é parte da vida da Irmã Kátia, que deixou sua cidade aos 21 e hoje retorna para rever o qual rica é sua própria cultura.
É por essa riqueza da partilha, da descoberta e pela busca da vida que rezamos para multiplicar as missões levando alegria, esperança e paz nas casas e famílias do Brasil e do mundo inteiro.